terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Baleia Cachalote
NOME POPULAR: Baleia-cachalote
NOME CIENTÍFICO: Physeter macrocephalus
TAMANHO: 14 a 20 metros de comprimento
PESO: 30 toneladas
A baleia-cachalote é facilmente reconhecível pela forma quadrada de sua cabeça, que corresponde a 40% de seu corpo. Na parte superior frontal da cabeça localiza-se o órgão que produz o espermacete, uma substância oleosa cuja densidade pode variar do líquido ao sólido e que serve para controlar a estabilidade em mergulhos profundos e garantir a sua flutuabilidade. Os seus mergulhos podem chegar até 2.000 metros de profundidade, podendo ficar submersa 1 hora. Possui uma coloração escura uniforme, que vai do cinza ao marrom, com pele enrugada, principalmente na parte posterior do corpo. Um dos seus inimigos naturais são as orcas.
Alimenta-se principalmente de polvos e lulas-gigantes, que vivem em águas profundas, além de raias, tubarões, peixes e crustáceos. Quando observada de perto com atenção pode-se notar na sua pele marcas de ventosas deixadas pelas suas vítimas. Também se alimentam de atum, tudo isso digerido facilmente pela sua mandíbula que possui cerca de cinquenta dentes. Na época de acasalamento, o macho reúne várias fémeas.
Pode ser encontrada em todos os oceanos, entre 60º N e 70º S. No entanto, só os machos percorrem grandes distâncias para chegarem aos extremos do globo.
O período de gestação é aproximadamente de 11 onze meses, com o nascimento de apenas 1 filhote, com cerca de 4 m e pesando 1 tonelada.
Reprodução:
Assim como nos outros mamíferos, a reprodução da baleia cachalote é feita através de fecundação interna, quando o macho ejacula para o interior da fêmea. Este é um resumo rápido de todo o processo de reprodução das baleias:
Na maioria das baleias a maturidade reprodutiva ocorre tarde. Tipicamente dos sete aos dez anos. Esta estratégia de reprodução faz com que elas tenham poucas crias, combinada com uma alta taxa de sobrevivência.
Os órgãos genitais estão retraídos em cavidades no corpo da baleia, enquanto esta nada. A maioria das baleias não mantém parceiros fixos durante o período de acasalamento; em muitas das espécies (incluindo a espécie de que estamos a falar), as fêmeas têm vários companheiros em cada temporada de acasalamento. As mães criam o filho espremendo activamente o seu leite gordo na boca das crias. Durante a ejaculação, pode haver despejo de sémen no mar, o que é bastante normal em períodos de reprodução.
Há registos de baleias que se reproduzem de forma semelhante às dos peixes, embora a grande maioria não o faça. A reprodução entre as baleias é rápida. O macho leva cerca de 20 à 30 minutos para ejacular na fêmea (que deve estar em período de cio).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário