Com este blog queremos ajudar com algumas pesquisas que realizamos paa ajudar a entender alguns assuntos de Biologia/Geologia e sobre algumas questões que são propostas nas aulas. Esperamos contribuir e que adquirem alguns conhecimentos, tal como nós. (:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

BARRAGEM DE QUEIMADELA


Na zona perto de Fafe, o sistema de regulação hídrica mais conhecido é a barragem de Queimadela. A construção desta estrutura (que chega a atingir os 21m acima do solo natural) foi promovida pela Câmara Municipal de Fafe e terminou em 1993. A barragem está localizada na bacia hidrográfica de Ave, sendo a sua linha de água o Rio Vizela. Sendo uma barragem de gravidade, utiliza o seu próprio peso para resistir à pressão da água vinda a montante. De maneira a regular o curso de água (especialmente em épocas de cheias), a barragem utiliza uma comporta plana, obrigando a água a atravessá-la, utilizando a velocidade dessa água para a produção de energia eléctrica (embora também possa servir para abastecimento).
A montante da barragem forma-se uma albufeira onde são permitidas várias actividades como pesca, natação, windsurf e canoagem (dando assim a este local um interesse desportivo e de lazer).
Há também outras pequenas estruturas espalhadas pelo território de Fafe, ajudando a regular outros cursos de água da zona.


corte esquemático de uma barragem de gravidade


Desporto (canoagem) praticado por pessoas que visitam a barragem


paisagem da albufeira da barragem



Mecanismos mais antigos e simples em Fafe, com a mesma função que a barragem.



FONTES:
• http://www.fafeonline.com/barragem-de-queimadela
• http://www.lifecooler.com/portugal/natureza/BarragemdaQueimadela
• http://cnpgb.inag.pt/gr_barragens/gbportugal/Queimadela.htm
• http://cnpgb.inag.pt/gr_barragens/gbportugal/FICHAS/Queimadelaficha.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário