Com este blog queremos ajudar com algumas pesquisas que realizamos paa ajudar a entender alguns assuntos de Biologia/Geologia e sobre algumas questões que são propostas nas aulas. Esperamos contribuir e que adquirem alguns conhecimentos, tal como nós. (:

sexta-feira, 4 de junho de 2010

ENERGIA HIDRICA

Como exemplo de energia hídrica temos o moinho de vento e o moinho de água, estas fontes de energia são das mais antigas e mais conhecidas pela humanidade. No entanto, ainda hoje são usadas para gerar energia em muitas regiões do mundo. Há mais de dois mil anos, os moinhos de água eram utilizados para fornecer energia a maquinas muito rudimentares. No século XIX foram postos de lado, a favor dos novos motores de combustão á base de carvão e de madeira, muito mais eficientes. Hoje porem, existe novos tipos de moinhos. Hoje, porém, existem novos tipos de moinhos de águas de água que são importantes fontes de electricidade.
Todos os moinhos de água se baseiam num princípio muito simples: transformando-se a energia duma corrente de agua num movimento rotativo ou giratório. Esse movimento é aproveitado, por meio de engrenagens e outros dispositivos, para por em funcionamento máquinas simples, como trituradoras de cereais, serras, foles, martelos, prensas de azeite e mós.
Embora todos os moinhos convertam correntes de água em energia útil, podem faze-lo de maneiras diferentes. Existem dois tipos fundamentais de moinhos de água. Uns têm a roda vertical e outros horizontais. Os mais vulgares são os de roda vertical. Nos moinhos de água de roda vertical, a água pode entrar por baixo (alimentação inferior) ou por cima (alimentação superior). No primeiro caso, a roda repousa directamente sobre a agua de um rio ou ribeiro. No segundo, a roda está colocada de modo a que a água caia sobre ela, fazendo-a gira.
No moinho de água de roda horizontal são muito mais antigos. Neste, a roda era colocada horizontalmente, no leito de um ribeiro. A mó, ou o dispositivo accionado, estava colocada em cima da roda. Em geral, os moinhos de água deste tipo produziam menos energia do que os verticais, que são hoje raros.




Moinho na vertical.


Moinho na horizontal













Os recursos hídricos são as águas na superfície da terra ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. Estas águas são usadas para consumo, ou para fins da sobrevivência humana.
As águas subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para o Homem (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).
À partida, sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o Homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, actualmente verifica-se um stress hídrico, ou seja, falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.

Disponibilidade dos Recursos Hídricos

Como podemos observar grande parte dos recursos hídricos encontram-se em mares e oceanos.






















CONCLUSÃO:

De todas as energias até agora estudadas, podemos ver que a energia hídrica é a com mais vantagens. A energia hídrica necessita do bem mais precioso que o nosso planeta nos pode dar, esta energia necessita de água. Esta energia é a forma de energia renovável mais utilizada no mundo, fornecendo-nos grande parte da energia total gasta mundialmente. Na construção de barragens, a água é “transformada” em energia eléctrica, esta energia fica armazenada, na barragem até ser necessária. As energias renováveis, são energia que se gastam, mas que a natureza renova a mesma velocidade que se consumem, ao contrário das não renováveis, que como o nome indica, gastam-se, mas demoram milhões de anos a renovar-se por isso ficam inactivas. Com este trabalho pretendemos mostrar o quanto é necessário estas energia para a nossa sobrevivência, mostrando também que estas podem ter desvantagens, também queremos que perceba melhor como se processa a sua evolução e em quê que se transforma. Para nos depois da finalização deste trabalho, a energia mais rentável para a transformação de energia eléctrica é a energia hídrica tendo mais vantagens que desvantagens e também por ter mais funções além de “transformar água em electricidade”.



Sem comentários:

Enviar um comentário