Com este blog queremos ajudar com algumas pesquisas que realizamos paa ajudar a entender alguns assuntos de Biologia/Geologia e sobre algumas questões que são propostas nas aulas. Esperamos contribuir e que adquirem alguns conhecimentos, tal como nós. (:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

DESCOBERTA LESMA QUE FAZ A FOTOSSINTESE

No dia 13 de Janeiro de 2010 o jornal «Correio da Manhã» lançou a noticia que uma Lesma, a Elysia chlorotica, “desenvolveu capacidade exclusiva das plantas”, a fotossíntese.
A Elysia chlorotica é uma lesma do mar de cor verde, que habita a costa este dos Estados Unidos e Canadá e graças a estudos feitos por uma equipa de cientista da Universidade da Florida do Sul sabe-se que esta lesma ao alimentar-se da alga Vaucheria litorea, “rouba-lhe” os genes. Sendo assim, a lesma obtinha os cloroplastos (características de células vegetais que permitem a conversão da luz solar em energia), armazenando-os nas células que cobrem os seus intestinos.
No entanto, os últimos estudos realizados por essa equipa de cientistas mostram que a lesma desenvolveu as suas capacidades químicas, permitindo-lhe fabricar clorofila (pigmento que captura a luz solar) sem necessitar de roubar aos seus alimentos e também que os cloroplastos extraídos permanecem activos durante um ano. Pode-se então concluir que no caso de uma lesma jovem se alimentar uma vez das algas Vaucheria litorea e tiver acesso à luz solar, não tem necessidade de voltar a comer durante a sua vida.



Adaptado de : www.cmjornal.xl.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário