Com este blog queremos ajudar com algumas pesquisas que realizamos paa ajudar a entender alguns assuntos de Biologia/Geologia e sobre algumas questões que são propostas nas aulas. Esperamos contribuir e que adquirem alguns conhecimentos, tal como nós. (:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

ENERGIA NUCLEAR



Energia nuclear é a energia libertada numa reacção nuclear. Alguns isótopos de alguns elementos manifestam a aptidão de se alterar em outros isótopos ou mesmo elementos através de reacções nucleares, irradiando energia (observado por Albert Einstein , segundo a qual durante reacções nucleares ocorre transformação de massa em energia). Esta energia provém principalmente do urânio, mas também pode ser do tório e do plutónio.
A tecnologia nuclear tem como objectivo usufruir da energia nuclear, transformando o calor emitido na reacção em energia eléctrica. Isso pode ocorrer controladamente num reactor nuclear ou descontroladamente numa bomba atómica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
Leg. Principais Produtores e consumidores de Urânio

Fissão Nuclear
Cisão do núcleo de um átomo, acompanhado pela libertação de energia, tal como a que produz mediante o bombardeamento desse núcleo por neutrões.
É reacção que tem lugar nos reactores nucleares e nas bombas nucleares. Todos os núcleos atómicos contêm duas ou mais partículas com carga positiva (que se repelem entre si). Nestes átomos mais pesados as forças de repulsão são mais intensas, por isso estes são bastante instáveis e, deste modo, a introdução de um neutrão, ou qualquer partícula energética, pode ser soficiente para quebrar as forças atractivas e assim se suceder uma fissão.
Na cisão do urânio-235, identificaram-se perto de duzentas categorias de átomos radioactivos. A fissão do urânio vem acompanhada da produção de uma enorme quantidade de energia.
Leg. O urânio – 235, por exemplo, ao ser bombardeado com neutrões, reparte-se em dois núcleos atómicos mais pequenos.
Leg. Este processo realizado de forma sucessiva é denominado de reacção em cadeia. Esta reacção em cadeia denominada de controlada, é o processo utilizado num reactor nuclear.
Funcionamento de centrais Nucleares
O grande objectivo das centrais nucleares é controlar as reacções nucleares em cadeia de modo a que a energia seja libertada de forma gradual sob a forma de calor. Tal como nas centrais que usam combustíveis fosseis, o calor é usado para ferver água de modo a produzir vapor, que por sua vez irá fazer funcionar uma turbina, conseguindo assim gerar energia eléctrica.

Energia Nuclear em Portugal

Em Portugal, actualmente, não se produz energia nuclear, nem possuímos projectos governamentais para que Portugal inicie a sua produção a curto prazo. Com a elevada procura pelo minério, urânio, Portugal está a ser foco de alguns estudos por parte de empresas internacionais, visto que, actualmente, a produção nacional de urânio nas minas da Urgeiriça destina-se, na sua totalidade, á exportação, dado que o país não possuí centrais nucleares.
Vantagens e Desvantagens
Como todas as energias não renováveis, a energia nuclear tem as suas vantagens e desvantagens. As suas vantagens são: ser um combustível mais barato que muitos outros como por exemplo o petróleo; a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta; permitir reduzir o défice comercial; ser uma fonte mais centrada na geração da energia, um pequeno pedaço de urânio pode abastecer um cidade inteira; grande disponibilidade de combustível; ter uma base científica extensiva para todo o ciclo; não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias; não causar nenhum efeito de estufa ou chuvas ácidas; ser fácil de transportar; permitir aumentar a competitividade; não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação; se uma fonte de energia segura, visto que até a data só existiram dois acidentes mortais.
Ao invés das suas vantagens, este tipo de energia também apresenta desvantagens como: ser uma energia não renovável; necessidade de isolar a central após o seu encerramento; os seus efeitos, visto que na existência de um acidentes, as consequências deste iram fazer-se sentir durante vários anos, visto que a radioactividade continuará a ser libertada durante vários anos; causar a poluição térmica, através das elevadas temperaturas da água utilizada no aquecimento, pois esta é lançada nos rios e nas ribeiras, destruindo assim ecossistemas e interferindo com o equilíbrio destas mesmas; o risco de acidente; ser uma energia cara, visto que tanto o investimento inicial, como posteriormente a manutenção das energias nucleares são de elevados custos; a formação de resíduos nucleares perigosos e a emissão causal de radiações causam a poluição radioactiva; poder ser utilizada para fins bélicos e para a construção de armas nucleares.

Conclusão

A energia nuclear será, inevitavelmente, o futuro das energias, pois os países fazem cada vez mais projectos para apostar nestas energias e os que já a produzem apostam cada vez mais nessa produção, apesar das suas desvantagens serem demasiado pesadas para qualquer país, pois os acidentes afectam sempre em grande escala a população (durante anos irão prejudicar e pôr em causa vidas das gerações presentes e seguintes).
A energia Nuclear poderá ser uma possibilidade a por em pratica, mas o país que o fizer, tem de estar disposto a carregar o pesado fardo em caso de acidente, tal como a população desse país, caso aceite a sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário